sábado, 11 de janeiro de 2020

Rua 13 de Maio (Antiga Rua Direita) 52



Especificação: Construção de um anexo ao prédio principal da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Já tombada como patrimônio histórico religioso pelo Decreto nº 149, de 6 de Agosto de 2008), cuja inauguração ocorreu em 1797, já obedecendo ao novo traçado da Rua 13 de Maio, alargada nos anos 20, a partir da Rua João Pessoa (Antiga Rua do Conselho) em estilo colonial simples, mantendo as janelas e portas com marcos em cantaria, mas mantendo telhas coloniais e beirais em relevo. 
Junto ao anexo, um novo prédio foi erguido, provavelmente para vendas de materiais religiosos, mas hoje transformado numa loja do Grupo Marisa. Trata-se de uma loja em estilo eclético, com dois frontões nas laterais da parede. Destaque para a platibanda, escondendo o telhado, com florões em relevo, balaustrada com peões na mureta e quatro pináculos. 
O projeto de alargamento da Rua 13 de Maio na realidade começou pela igreja de Nossa Senhora do Carmo, o que explica (e justifica) a construção do anexo numa angulação diferente do alinhamento do templo. Na esquina da Rua Tenente Coronel Cardoso (Antiga Rua Formosa), acabou sendo demolido o Teatro São Salvador, inaugurado no dia 7 de Setembro de 1845 (FEYDIT, p. 408), ostentando uma iluminação com gás hidrogenado líquido (material este introduzido em Campos por Carlos Perret Gentil, cônsul geral da Suiça, que mais tarde montou uma fábrica, depois pertencente a Samuel Heusseler). 
No local funciona, desde 1962, a Loja Casa Fraga, uma das mais tradicionais da cidade, especialista em mercadorias de couro e similares, bolsas, mochilas, matérias para presentes e etc.

Localização: Rua 13 de Maio (Antiga Rua Direita) 52 – Centro Histórico

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom.O térreo foi modificado, perdendo as portas de madeira e ganhando portas de aço de péssimo gosto artístico. Por dentro, mostruários com vidros blindex. O imóvel obedece, plenamente, o que se prevê o Projeto de Revitalização do Centro Histórico, de autoria do arquiteto Cláudio Valadares, inclusive os toldos retráteis substituindo a marquise, considerada objeto estranho às construções do início do século passado. 

Propriedade: Boletim Cadastral em nome da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, seus Diretores e ou Representantes.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010

Processo nº: 06433/2015

Protocolo nº: 2015.115.006510-5-PA

Registro Fotográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário