terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 285




Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo, na esquina com Rua Conselheiro Otaviano, com afastamento do alinhamento da rua, apresentando um conjunto arquitetônico com características ecléticas e predominância do estilo neoclássico, ostentando detalhes interessantes como as janelas, com desenhos originais, as bandeiras e esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaque para a belíssima fachada com varanda frontal dotada de abóboda e pináculo fino em estilo bizantino; e os jardins com espécies tropicais, além de tinhorões e flores decorativas.
Já a arquitetura da fachada mostra um conjunto de janelas dentro de uma moldura redonda ocupando para da estrutura apinhada de detalhes em apliques em alto relevo. A platibanda com florões e pináculos, esconde o telhado de telhas francesas. Chama atenção o muro médio e decorado com formas clássicas, dotado de grade e portão de ferro fundido, uma característica da época, de modo a mostrar a arquitetura da casa. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 285 – Centro Histórico

Época de Construção: 1940. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Excelente. O prédio mantém suas características originais, mas o letreiro comercial deverá ser adaptado ao Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Jorge Baptista Jacintho, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06396/2015

Protocolo nº: 2015.115.006472-7-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 277



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo, com afastamento do alinhamento da rua, apresentando um conjunto arquitetônico com características ecléticas e predominância do estilo art déco, ostentando detalhes interessantes como as janelas, com desenhos originais, revelando as bandeiras e esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaque para a belíssima fachada com varanda frontal; e os jardins com espécies tropicais, além de tinhorões e flores decorativas.
Já entrando em sua fase moderna, a arquitetura mostra um beiral largo sustentado por mãos francesas, deixado aparente o telhado de telhas, também francesas, caindo em várias águas. Chama atenção o muro baixo, uma característica da época, de modo a mostrar a arquitetura da casa, mantém, ainda, uma estrutura de ferro batido. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 277 – Centro Histórico

Época de Construção: 1940. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Excelente. O prédio mantém suas características originais, mas o letreiro comercial deverá ser adaptado ao Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Jorge Batista Jacintho, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06395/2015

Protocolo nº: 2015.115006471-P-PA

Registro Fotográfico


Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 269



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo, sem porão, com afastamento do alinhamento da rua, apresentando um conjunto arquitetônico com características ecléticas e predominância neoclássica, ostentando detalhes interessantes como as janelas, com desenhos originais em estilo bizantino, revelando as bandeiras e esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaque para a belíssima fachada com colunas clássicas e capitéis sustentando nas cimalhas. A entrada se dá pela lateral, através de uma varanda.
A platibanda do prédio estilo chalé, deixa aparente o telhado de telhas francesas caindo em duas águas. Há no frontão um desenho com angulações geométricas e um florão em circulo como se fosse uma mandala. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 269 – Centro Histórico

Época de Construção: 1926. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O prédio ganhou um letreiro comercial estranho ao edifício e deverá ser retirado e adaptado ao Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Venerável Ordem Terceira de São Francisco, seus Dirigentes e/ou seus Representantes.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06394/2015

Protocolo nº: 2015.115.006470-2-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 266



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo, de porão baixo, de face para a rua, apresentando um conjunto arquitetônico com características ecléticas e predominância neoclássica, ostentando detalhes interessantes, como as janelas, com desenhos originais, revelando as bandeiras e esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaque para a belíssima fachada com marcos em arcos e um semicircular e sobre eles desenhos em apliques em alto relevo e abaixo delas moldura com balaústres; e a entrada se dá por uma varanda que integra o edifício, dotada de guarda corpo com balaústres de argamassa e colunas clássicas.
A platibanda do prédio esconde o telhado de telhas francesas, mas os detalhes do conjunto são representados por apliques, balaústres finos e florões de argamassa e pináculos com feitio de piões. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 266 – Centro Histórico

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Carecendo de restauro. O prédio mantém suas características originais, embora tenha recebido acréscimo que está visível além da platibanda, bem como grades de ferro nas janelas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Rodrigo Sérgio Collares Quitete de Moraes, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06393/2015

Protocolo nº: 2015.115.006469-0-PA

Registro Fotográfico


Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 265



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo, de porão baixo, de face para a rua, apresentando um conjunto arquitetônico com características ecléticas e predominância neoclássica, ostentando detalhes interessantes, como as janelas, com desenhos originais, revelando as bandeiras e esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaque para a belíssima fachada; e a entrada se dá por uma varanda lateral, dotada de guarda corpo com balaústres de argamassa e colunas simples sustentando uma laje.
A platibanda do prédio esconde o telhado de telhas francesas, mas os detalhes do conjunto são representados por apliques, balaústres finos e florões de argamassa. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 265 – Centro Histórico

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Carecendo de restauro. O prédio mantém suas características originais, embora tenha perdido os pináculos.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Joêmio Vieira Dias e Outros (Joêmia Dias de Oliveira, Renato Moreira, Leila Maria Dias Manhães de Paula, Jocília Dias Manhães, Paulo Ricardo Dias Manhães, Márcia Dias Manhães), seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06392/2015

Protocolo nº: 2015.115.006468-3-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 263



Especificação: Construção de um prédio residencial de alto luxo, de face para a rua, apresentando um conjunto arquitetônico com características ecléticas e predominância neoclássica, ostentando detalhes mais interessantes, como as janelas de frente dentro de uma moldura redonda ocupando quase que totalmente a fachada. Dentro dela, as janelas têm desenhos originais, bandeiras e esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaque para a belíssima fachada; e a entrada se dá por uma varanda lateral.
A platibanda do prédio, em arco, esconde o telhado de telhas francesas, mas os detalhes do conjunto são representados por apliques e florões de argamassa, representando os louros da vitória. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 263 – Centro Histórico

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Carecendo de restauro. O prédio mantém suas características originais.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Leila Maria Dias Manhães e Outros (Márcia Dias Manhães e Paulo Ricardo Dias Manhães), seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: Rua Raimundo Correa, 44/apto 702 – Rio de Janeiro. CEP: 22040-042.

Processo nº: 06391/2015

Protocolo nº: 2015.115.006467-6-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 194



Especificação: Construção de um prédio residencial com afastamento do alinhamento da via pública, apresentando um conjunto arquitetônico com características da arte déco, com relevo para o muro baixo, com cerca de ferro batido, de modo a expor a caso com seus detalhes mais interessantes, como a janela de frente ovalada, com esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaques para a belíssima fachada, em tipo chalé, com duas águas distintas, mas não simétricas. O melhor, no entanto, em termos de comodidade é a do varandão sustentado por colunas ocupando toda a lateral do edifício e uma clarabóia sobre o telhado.
A cimalha do chalé esconde o telhado de telhas francesas, mas os detalhes do conjunto, pelo contrário, mostram o telhado no seu todo, com o escoamento das águas pluviais caindo para frente, sem o uso de calhas. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 194 – Centro Histórico

Época de Construção: 1940. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O prédio mantém suas características originais, inclusive os jardins.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Venerável Ordem Terceira de São Francisco, seus Dirigentes e/ou seus Representantes.

Endereço para Correspondência: Secretaria da Igreja de São Francisco. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06390/2015

Protocolo nº: 2015.115.006466-9-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 192



Especificação: Construção de um prédio residencial com afastamento do alinhamento da via pública, apresentando um conjunto arquitetônico com características da arte déco, com relevo para o muro baixo, com cerca de ferro batido, de modo a expor a caso com seus detalhes mais interessantes, como a janela de frente ovalada, com esquadrias de madeira, vidro, bambinela e veneziana. Destaques para a belíssima fachada, em tipo chalé, com duas águas distintas, mas não simétricas. O melhor, no entanto, em termos de comodidade é a do varandão sustentado por colunas ocupando toda a lateral do edifício.
A cimalha do chalé esconde o telhado de telhas francesas, mas os detalhes do conjunto, pelo contrário, mostram o telhado no seu todo, com o escoamento das águas pluviais caindo para frente, sem o uso de calhas. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 192 – Centro Histórico

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O prédio mantém suas características originais, mas o letreiro comercial cobrindo os detalhes do prédio histórico deverá ser retirado e adaptado às normas previstas no Projeto de Revitalização do Centro Historico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Venerável Ordem Terceira de São Francisco, seus Dirigentes e/ou seus Representantes.

Endereço para Correspondência: Secretaria da Igreja de São Francisco. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06418/2015

Protocolo nº: 2015.115.006495-3-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 187



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Destaques para a belíssima fachada, em tipo chalé, com duas águas, com duas janelas e porta de entrada, com o conjunto se destacando por causa das bandeiras retangulares, com desenhos especiais em esquadrias retangulares feitas de ferro fundido e desenhos florões em alto relevo. Mais belo, ainda, o florão sobre as janelas.
A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com grandes florões. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita e uma das águas, a de número 189, foi criminosamente demolido contrariando a lei de preservação do centro histórico e se encontra ajuizado pelo Ministério Público, considerando que o proprietário não solicitou permissão nem à Secretaria de Infraestrutura e nem mesmo ao COPPAM para o seu ato de destruição.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 187 – Centro Histórico

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Uma das águas do prédio, de número 189, listado pela Lei Municipal 7.972/2008 (Plano Diretor), foi demolida. A meia-água de que trata este processo, também foi, em parte, descaracterizada, perdendo as janelas, transformadas em portas amplas dotadas de vidro blindex. O prédio mantém um letreiro comercial cobrindo os detalhes do prédio histórico e, por isso, deverá ser retirado e adaptado às normas previstas no Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, seus Dirigentes e/ou Representantes.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06420/2015

Protocolo nº: 2015.115.006498-5-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 157



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Destaques para a belíssima fachada, com duas janelas e porta de entrada, com o conjunto se destacando por causa das bandeiras retangulares, com desenhos especiais em esquadrias retangulares feitas de ferro fundido e desenhos florões em alto relevo. Mais belo, ainda, o florão sobre as janelas, parecendo uma ampla máscara. Com desenho único e especial as janelas (de madeira) possuem vidros, venezianas e bambinelas. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com um pequeno florão. O imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 157 – Centro Histórico

Época de Construção: 1925. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. No próximo pedido de reforma, solicitar ao contribuinte a retirada dos letreiros publicitários e as pedras decorativas do rodapé.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Ligia Correa S. Ribeiro e S/M, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 064228/2015

Protocolo nº: 2015.115.006500-8-PA

Registro Fotográfico


Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 155



Especificação: Havia no espaço, onde hoje existe um prédio estranho à paisagem urbana, “uma construção de um prédio residencial de luxo de face para a rua, uma caracteristica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominãncia do estilo neoclássico; Destaques para a belíssima fachada, com duas janelas e porta de entrada, com o conjunto se destacando por causa das bandeiras retangulares, com desenhos especiais em esquadrias retangulares feitas de ferro fundido e desenhos florões em alto relevo. Mais belo, ainda, o florão sobre as janelas, parecendo uma ampla máscara. Com desenho único e especial as janelas (de madeira) possuem vidros, venezianas e bambinelas. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com um pequeno florão”. O imóvel fazia parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita e foi criminosamente demolido contrariando a lei de preservação do centro histórico.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 155 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1925. Aproximadamente.

Estado de Conservação: O prédio, listado pela Lei Municipal 7.972/2008 (Plano Diretor), foi demolido, sem autorização da municipalidade e do COPPAM, estando o caso em discussão no Ministério Público, em vias de decisão judicial.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Aspásia Ferreira da Silva, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06421/2015

Protocolo nº: 2015.115.006499-2-PA

Registro Fotográfico


Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 153



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Destaques para a belíssima fachada, com duas janelas e porta de entrada, com o conjunto se destacando por causa das bandeiras retangulares, com desenhos especiais em esquadrias retangulares feitas de madeira, contendo as janelas, vidros, venezianas e bambinelas. Chama atenção os florões sobre as bandeiras das janelas, como também os frisos decorativos. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com grandes florões, com o tipo brasão. Sob as janelas há, ainda, duas belas balaustradas com balaústres em argamassa. O imóvel ainda faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 153 – Centro Histórico

Época de Construção: 1922. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Carecendo de reformas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Manoel Ribeiro Gomes, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06416/2015

Protocolo nº: 2015.115.006477-3-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 149



Especificação: Construção de um prédio residencial de face para a rua, sendo que o cômodo da frente era usado como loja comercial, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Originalmente, o prédio tinha duas janelas e porta de entrada, com o conjunto se destacando por causa das bandeiras retangulares, com desenhos especiais de ferro fundido e as esquadrias em semiarcos feitas de madeira e janela, com vidro, venezianas e bambinelas. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com pequenos florões. O imóvel, apesar de estar descaracterizado, ainda faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 149 – Centro Histórico

Época de Construção: 1922. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Proprietário (ou com suas ordens) emparedou a fachada do prédio com lona publicitária e colocou pedras decorativas, tipo rodapé, com cerca de 1,50 metros. Em caso de reforma deverá ser exigido o restauro da fachada, incluindo a retirada do letreiro, que deverá ser adaptado às normas do Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Nerita Guimarães Viana do Rosário, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06417/2015

Protocolo nº: 2015.115.006486-3-PA


Registro Fotográfico

Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 116



Especificação: Construção de um prédio residencial de luxo de face para a rua, sendo que o cômodo da frente era usado como loja comercial, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Originalmente, o prédio tinha duas janelas e porta de entrada, com o conjunto se destacando por causa das bandeiras em arco, com desenhos especiais de ferro fundido e as esquadrias em semiarcos feitas de madeira e janela, com vidro, venezianas e bambinelas. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com pequenos florões e pináculos sobre a balaustrada superior. O imóvel, apesar de estar descaracterizado, ainda faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 116 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1922. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. As janelas foram mudadas e a porta acabou recebendo uma de aço de correr, visivelmente antiestética. Em caso de reforma deverá ser exigido o restauro da fachada, incluindo a retirada do letreiro, que deverá ser adaptado às normas do Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Suely Rodrigues Rocha, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06399/2015

Protocolo nº: 2015.115.006484-9-PA


Registro Fotográfico

Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 104



Especificação: Construção de um sobrado luxuoso de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Na parte de baixo havia uma só loja comercial e nos altos (pelo que se sabe) uma residência de alto estilo. Chamam atenção esquadrias em arco feitas de madeira e bandeiras sob as portas e janelas, com vidro, venezianas e bambinelas, além de marcos e soleiras em cantaria. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com pequenos florões com imagens de máscaras sobre mãos francesas em estilo clássico, além de apliques sobre as janelas. Destaques: Três sacadas com guarda-corpo em alvenaria ostentando desenho neoclássico e o janelão com esquadria redonda. As portas do térreo do sobrado foram descaracterizadas para permitir a instalação de lojas comerciais; e ganhou uma marquise indesejável. Mas, mesmo assim, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 104 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom, mas quando ocorrer nova reforma determinar a retirada da marquise e os letreiros comerciais, ora interferindo na visualidade do imóvel histórico, devendo o referido ser adaptado às normas do Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Renato Gonçalves Patrão e S/M, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06400/2015

Protocolo nº: 2015.115.006483-1-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 103



Especificação: Construção de um prédio sobrado luxuoso para ser a sede da Loja Maçônica Fraternidade Campista, de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Na parte de baixo havia uma só loja comercial e nos altos se concentravam as atividades da sociedade maçônica. Chama atenção as esquadrias de madeira e bandeiras sob as portas e janelas, além de marcos e soleiras em cantaria. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com pequenos florões com a imagem sígnica da maçonaria no vértice do frontão, além de apliques sobre as janelas. Destaques: Três sacadas com guarda-corpo em ferro fundido ostentando desenho neoclássico; e um grupo de pináculos em forma de pião. As portas do térreo do sobrado foram descaracterizadas para permitir a instalação de lojas comerciais; e ganhou uma marquise indesejável. Mas, mesmo assim, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.
MAÇONARIA – No dia 16 de Fevereiro do ano de 1830 (há 185 anos) era fundada a Loja Maçônica “Firme União”, hoje “Fraternidade Campista”, a primeira em Campos e quinta no Brasil. Das instituições em funcionamento na cidade é a 3ª mais antiga, pois a Câmara Municipal foi fundada em 1652 e o Instituto Profissional Nossa Senhora da Lapa, em 1748.
A história desta Loja se confunde com a história da cidade, pois as lideranças locais, que ali se reuniram sob a presidência do Padre Manoel da Assumpção Pereira,  promoveram mudanças significativas, iniciando pela elevação de categoria de Vila para cidade em 28/03/1835, além de muitas outras, que tornaram a cidade um forte polo industrial, agrícola e comercial no século XIX até início do século XX. (Fonte: Site do Ururau, acesso em 27/10/2015).

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 103 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom, mas quando ocorrer nova reforma determinar a retirada da marquise e os letreiros comerciais, ora interferindo na visualidade do imóvel histórico, devendo o referido ser adaptado às normas do Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Loja Maçônica Fraternidade Campista, seus Dirigentes e/ou Representantes.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06401/2015

Protocolo nº: 2015.115.006482-4-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 101



Especificação: Construção de um prédio sobrado residencial e comercial de face para rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Na parte de baixo, ficava a loja comercial e nos altos a residência do proprietário, chamando atenção as esquadrias em arco de madeira e bandeiras sob as portas e janelas, além de marcos em cantaria. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com pequenos florões e apliques. Destaque para a falsa sacada e guarda-corpo em argamassa ostentando desenho neoclássico. As portas do sobrado foram descaracterizadas e o imóvel ganhou uma marquise indesejável e um acréscimo nos altos. Mas, mesmo assim, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 101 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom, mas quando ocorrer nova reforma determinar a retirada da marquise e o letreiro comercial, ora interferindo na visualidade do imóvel histórico, devendo o referido ser adaptado às normas do Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Luci Tavares Martins e Outros (Lídia Maria, Helena e Heloísa Tavares Martins e Ariel Callegario Gomes), seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06402/2015

Protocolo nº: 2015.115.006481-7-PA


Registro Fotográfico

Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 100



Especificação: Construção de um prédio sobrado residencial e comercial de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Na parte de baixo ficava a loja comercial e nos altos a residência do proprietário, chamando a atenção as esquadrias de madeira e bandeiras sob as portas e janelas, além de marcos em cantaria. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com florões e apliques. Destaque para a sacada com guarda-corpo em ferro fundido ostentando desenho neoclássico. As portas e janelas foram descaracterizadas e o imóvel ganhou uma marquise indesejável. Mas, mesmo assim, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita. Próximo a esquina com Rua Formosa.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 100 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1922. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom, mas quando ocorrer nova reforma determinar a retirada da marquise, recomposição dos marcos, portas e janelas da parte superior e o letreiro comercial, ora interferindo na visualidade do imóvel histórico, devendo o referido ser adaptado às normas do Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Durvalina de Oliveira Castro, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06398/2015

Protocolo nº: 2015.115.006485-6-PA

Registro Fotográfico


Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 99



Especificação: Construção de um prédio residência e comercial de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico. Na frente ficava a loja comercial e nos fundos a residência do proprietário, chamando atenção as esquadrias de madeira e bandeiras sob as portas. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com florões e apliques. Na parte de baixo, as portas foram descaracterizadas e o imóvel ganhou uma marquise indesejável. Mas, mesmo assim, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita, esquina com Rua Formosa.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 99 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom, mas quando ocorrer nova reforma determinar a retirada da marquise e o letreiro comercial, ora interferindo na visualidade do imóvel histórico, devendo o referido letreiro ser adaptado às normas previstas no Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Janice Moreira Andrade, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06403/2015

Protocolo nº: 2015.115.006480-P-PA

Registro Fotográfico


Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 98



Especificação: Construção de um sobrado em que os altos eram destinados para residência e o térreo para loja comercial, de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico, chamando a atenção as bandeiras de ferro fundido em arco sobre as janelas, com marcos em cantaria, de esquadria de madeira, vidro, venezianas e bambinelas. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra apliques em argamassa, revelando, ainda, cimalhas com florões e apliques lembrando colunas e capitéis desenhados na moldura. Na parte de baixo, as portas e janelas foram descaracterizadas e o imóvel ganhou uma marquise indesejável. Mas, mesmo assim, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 98 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Carecendo de restauro e quando ocorrer, há de se retirar a marquise e o letreiro comercial, ora interferindo na visualidade do imóvel histórico, devendo o referido letreiro ser adaptado às normas previstas no Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Carlos Queiroz de Almeida, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06404/2015

Protocolo nº: 2015.115.006478-0-PA


Registro Fotográfico

Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 91



Especificação: Construção de um prédio comercial, na esquina das Ruas 13 de Maio e Tenente Coronel Cardoso, de face para a rua, uma característica dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do estilo neoclássico, chamando atenção as bandeiras de ferro fundido sobre as portas, originalmente de esquadria de madeira. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra um desenho retangular de argamassa. Apesar de parcialmente descaracterizado, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 91 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Após recente obra de restauro, o prédio, que abriga uma das lojas da empresa Gavião de Ouro, ganhou portas de vidro temperado, o mesmo ocorrendo em relação à parte lateral, que dá para a Rua Tenente Coronel Cardoso, onde as vitrinas ganharam um visual todo especial.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Ivete Perlingeiro Crespo, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06405/2015

Protocolo nº: 2015.115.006476-6-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 87



Especificação: Construção de um sobrado misto – residencial nos altos e comercial no térreo, características dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do art déco, chamando as janelas, em esquadria de madeira, com bandeira do mesmo material, vidros, venezianas e bambinelas. O detalhe é que entre a bandeira e as janelas há uma laje tipo marquise. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra um desenho retangular de argamassa. Apesar de parcialmente descaracterizado no térreo, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio, antiga Rua Direita.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 87 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O letreiro comercial deverá ser adaptado ao Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Durval Pessanha de Souza, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06406/2015

Protocolo nº: 2015.115.006475-9-PA

Registro Fotográfico



Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 83



Especificação: Construção de um sobrado misto – residencial nos altos; e comercial no térreo, características dos imóveis do início do século passado, em estilo eclético, com predominância do neoclássico, chamando atenção as três sacadas com balaústres em argamassa, ocupando três das cinco janelas do frontispício. As janelas, por sua vez, ostentam uma esquadria de madeira, com bandeira do mesmo material, com vidros, venezianas e bambinelas. A platibanda, escondendo o telhado de telhas francesas, mostra um desenho em arco, colunatas entre as janelas e florões e pináculos no acabamento. Apesar de parcialmente descaracterizado no térreo, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio. O lugar, com obras em retrofit, integra a loja das Casas Pernambucanas.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 83 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O imóvel perdeu as portas de madeira, ganhando uma única porta de aço de péssimo gosto artístico. No futuro, o imóvel deverá retornar à sua originalidade. O letreiro comercial deverá ser adaptado ao Projeto de Revitalização do Centro Histórico.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Maurício Bastos Vieira de Vasconcelos, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06407/2015

Protocolo nº: 2015.115.006474-1-PA


Registro Fotográfico

Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 81



Especificação: Construção de um prédio residencial, em estilo eclético, com predominância do neoclássico, chamando atenção duas balaustradas com desenhos vazados em argamassa sobre a platibanda, além de três florões expressivos em alto-relevo. A porta e as duas janelas originais, de madeira, vidro e venezianas, continham bandeiras do mesmo material. Apesar de parcialmente descaracterizado, o imóvel faz parte da paisagem urbana da Rua 13 de Maio. O lugar, com obras em retrofit, integra a loja das Casas Pernambucanas.

Localização: Rua Treze de Maio (Antiga Rua Direita), 81 – Centro Histórico.

Época de Construção: 1920. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O imóvel perdeu as portas de madeira e ganhando uma única porta de aço de péssimo gosto artístico. No futuro, o imóvel deverá retornar à sua originalidade.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Aline Pires Vieira de Vasconcelos, seus Representantes e/ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-010.

Processo nº: 06414/2015

Protocolo nº: 2015.115.006489-5-PA

Registro Fotográfico